quarta-feira, 1 de abril de 2009

O QUE É A POESIA


Mas o que é a Poesia?

Somente a arte de fazer versos?

Sabemos que não porque a sentimos dentro da alma a moldar os nossos sentimentos mais ínfimos, o estado de alma. A poesia afirma a verdadeira nobreza da alma, daquele que sente o sofrimento alheio, que vibra com as mágoas dos outros homens, de quem assume a defesa duma criança inocente que não tem pão, nem lar, do que ama a Natureza e quer combater a sua poluição, do que luta pela paz do mundo e da abolição das guerras.
Quem tem na alma a sua essência sente o mundo dentro de si, vê com olhos de ver um rio que corre, uma fonte que brota, uma flor que renasce… sente toda a problemática da vida que o rodeia, que marca profundamente o ser humanista, a criança especialmente. Na descoberta da sua sensibilidade, a relação das coisas, o poeta fica depositário de máximas e verdades evidentes a todo o saber, começa por aprender o belo, o autêntico, o verdadeiro e através da expressão recria imagens poéticas que elevam o espírito.
Ensinar poesia às crianças, a nível da terapêutica preventiva dos problemas da sociedade, fará com a sua criatividade se desenvolva sem atrofiamentos do imaginário.
Ensinar poesia às crianças é uma prática benéfica e ilimitada que permite o desenvolvimento da língua, sem que se promovam actividades de recurso no desenvolvimento de potencialidades escondidas. Por isso devemos exercitar a leitura de textos poéticos e dar espaço à sua criatividade.
Quando se faz poesia de criança, porque a criança ao nascer já faz poesia quando sai do ventre materno onde a primeira expressão oral é o choroa lágrima é a maior expressão poética da alma humana

Para mim a poesia tem muito valor e peso desde criança. Nela encontrei o refúgio do pai que não tinha com quatro anos de idade, dizendo ao papel a minha angústia , o meu estado de alma. A poesia exerce sobre nós o efeito dum bálsamo consolador, desenvolve a personalidade, a ânsia de libertação. Poesia é comunicar, não é um acto de emparedar, não é sal esterilizador, mas é adubo. Floresce, germina, mas não nasce me vão…. A poesia nasce para partilhar, é a música da alma, é para ser ouvida, escutada, amparada… Na poesia há muitas vezes um grito sufocado que se enclausura nas gavetas porque a sociedade em que vivemos não escuta a voz dos poetas. Diz-nos a Bíblia que “ninguém acende uma lâmpada para a pôr em lugar escondido, mas em lugar destacado, para que os que entram vejam a claridade. A poesia é luz. Se falar de poesia é difícil, falar de poetas é ainda mais complicado. E para não enclausurar na gaveta os meus poemas termino com …. Dos meus poemas, porque também nos objectivos que norteiam os elos há que escutar a voz dos poetas vindouros para a língua de Camões seja continuada. E não será demais dar voz aos percursores da arte divinal nossa língua – A POESIA

2 comentários:

Anónimo disse...

QUE É A POESIA?

És tu meu amor; A minha na tua mão
Com toda a alegria e todo o prazer
De estar contigo, só no meu coração
Num breve instante mas digno de ver

As emoções vibrarem dentro de mim
Onde toda a minha alma se esgotou
E saber então que eras tu a menina
Que ao ver-te meu coração logo amou

Poesia é amor, é sentimento, querer
É tudo o que sentimos sem nada ver
E a necessidade sentida de partilhar …

Poesia é querer-te bem e não te perder
É pôr isso tudo num papel para se saber
O que é a poesia e o que tem para nos dar…

João Brito Sousa

Úrsula Avner disse...

cara poetisa, sensível descrição sobre a poesia. Sou partícipe de seus pensamentos. Também sou escritora e poetisa e amo a poesia com a força de minha alma. Busco escrever sempre com emoção, pois sem este ingrediente não há poesia e sim, um amontoado de palavras rimadas ou não. Amei conhecer seu delicado blog. Quando puder faça-me uma visita. Bjs.