quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

CHAROLA FUSETENSE - "AS MATRAQUEIRAS"

Este grupo de Cantares de Natal - Charola Fusetense - "AS MATRAQUEIRAS" foi fundado por Maria José Fraqueza em Dezembro de 1992, tendo sido a sua primeira apresentação no dia 2 de Janeiro de 1993, data em que se iniciam as charolas no Sotavento Algarvio. Percorreu todo o Algarve cantando de forma tradicional. O nome "matraqueiras" deriva dos instrumentos com que elas, quando crianças cantavam as janeiras pelas portas e casas dos senhores que lhe davam entrada. Era propriamente um grupo coral, sem instrumentos musicais.
Constituído por mulheres e crianças que eram ensaiadas pela sua fundadora. Nas fotos vemos vestidas à maneira tradicional e com um fato mais cerimonial.








O Grupo actuando na cidade de Faro onde foram muito aplaudidas. Da esquerda para a direita, elas tocam os pandeiros e da direita para a esquerda todas tem "matracas" que imitam o som das castanholas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que excelente trabalho... e as Matraqueiras têm uma voz maraviolhosa. Algarve de parabéns por ter a Maria José, pessoa dinâmica e que tem na alma a garra e a força da poesia, e o mar nas veias, com todas as suas feições multifacetadas. Parabéns a si e a todos os que se empenharam.
Continue a escrever, quero ver mais Poesia em Movimento. Blog bonito.
Com a minha amizade e estima de sempre.
Jorge Ferro Rosa
em: http://canteirodaalma.blogspot.com e http://www.jorgeferrorosa.com
Boa noite Algarve, Boa noite Fuseta e Tavira, linda princesa encantada...